Série: Apresentação dos livros da bíblia
Reuniões com colegas de escola primária ou secundária, antigos amigos, vizinhos, parentes, álbuns de fotografias e certas canções podem suscitar lembranças e mexer com as nossas emoções. O passado é um caleidoscópio de promessas, erros, fracassos e vitórias. Às vezes, desejamos esquecer as lembranças dolorosas. Recordar acontecimentos desagradáveis normalmente enfraquece nossa confiança no futuro. Mas existe um tempo para relembrar. Os erros não devem ser repetidos, os compromissos precisam ser cumpridos, e a promessa de obter vitória pode encorajar-nos a prosseguir em direção ao alvo.
O livro de Deuteronômio parece um tratado entre um rei e seus vassalos. É um alerta para Israel lembrar quem é Deus e o que Ele havia realizado pela nação; recordar que, por falta de fé, a antiga geração de israelitas peregrinou durante 40 anos e morreu no deserto. Embora o Egito tivesse ficado para trás aquela geração incrédula nunca entrou na Terra Prometida. Por isso, após 40 anos deste acontecimento, Moisés faz um balanço da história de Israel até então e enfatiza grandes atos de Deus a favor do seu povo. Ele recorda a lei e conduz o povo a renovar sua aliança com Deus.
As lições são claras. Por meio do histórico de realizações de Deus em prol de seu povo, este deveria ter fé e seguir os caminhos do Senhor; agir conforme Israel deveria amar seu Senhor por completo.
Aprender essas lições, prepararia os remanescentes israelitas para possuir a Terra Prometida. Ao ouvir a mensagem em Deuteronômio, lembre-se de como Deus tem manifestado bondade em sua vida, e comprometa-se a confiar, amar e obedecê-lo com todo seu coração e entendimento.
Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, com adaptações
Nenhum comentário:
Postar um comentário