Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Diálogo à margem do lago - a verdadeira confiança em Deus.

Floresta na beira do lago 1024x768 Papel de Parede Wallpaper
Por Júnio Almeida

Em pleno sábado ensolarado eles conversavam à beira do lago. Pedro, André e Marcos. Três amigos que cresceram juntos. Moravam na mesma rua, estudaram nas mesmas salas de aula, reprovaram a mesma série... Enfim, compartilharam praticamente toda a vida juntos.

Hoje, Pedro e Marcos já estão casados, sendo este último pai de um filho recém-nascido. André é o mais novo deles, mas já está encaminhado para o casamento também. Suas esposas estão preparando a comida para o piquenique enquanto eles conversam:
 - Vocês viram a luta do Anderson Silva contra o Belfort? - Pedro pergunta.
 - Aquela vergonha? Me deu foi raiva esperar até às três da manhã para não assistir a nem cinco minutos de luta! - André responde com um leve sorriso.
Pedro responde:
 - Mas não foi vergonha assim, dessa maneira.
 - O quê? Que isso Pedro? Nocaute em menos de três minutos; se isso não é vergonha, me diga o que é? - André retruca incisivo - Se fosse eu, desistiria de lutar.
Marcos, o mais maduro, depois de ter guardado silêncio alerta:
 - André, nocaute não quer dizer despreparo do adversário, nem que deve ser o fim de uma carreira.
 - Então você quer dizer que aquele golpe foi sorte?
 - Às vezes a sorte acompanha o preparo.
Pedro retoma: 
- O pior é que isso é verdade! Nem o "aranha" (o Anderson Silva) esperava ganhar daquele jeito.
- André, se você levar isso para um lado prático da vida, vai perceber que por vezes tomamos vários "nocautes", mas nem por isso devemos desistir. Repito: o fim de uma luta não precisa ser o fim de uma carreira. - Marcos responde com afeto.
 - Marcos, você tem razão - diz Pedro. Por muitas vezes na vida já fui à nocaute, mas nem por isso desisti de lutar. Quantos concursos eu fiz! Muitos. Mais de quatro anos esperando conseguir uma vaga no serviço público. Perdi a conta de quantas vezes eu saí das provas cabisbaixo. Nem por isso desisti. Hoje tenho meu emprego, minha estabilidade, boa renda para sustentar minha casa. 
- Sabe Pedro, isso quer dizer que Deus faz as coisas na hora em que Ele quer, e não na nossa. - Marcos responde. Por mais que nos desesperemos, o que acontece sem necessidade, fiquemos ansiosos ou querendo apressar o Senhor, tudo ocorre no seu devido tempo, conforme a Sua vontade.
Pedro e André consentem acenando com a cabeça.
Marcos prossegue:
 - Mas Pedro, com você Deus cuidou de lhe providenciar um concurso, mesmo depois de alguns anos, ou seja, mesmo depois da devida espera, Ele cumpriu o desejo do seu coração. 
 - Sim, é verdade - Pedro concorda.
 - Pois é, mas no meu caso foi diferente. Passei cinco anos estudando para concurso e nada, você sabe. Mas nem por isso Ele me desamparou, não sou concursado, mas tenho minha estabilidade em Deus e ganho muito, (bem mais!) do que se estivesse no serviço público.
 - Isso é por que Deus trata de cada um de uma maneira. - Pedro responde enquanto brinca com uma pedra.
 - Exatamente! Com você foi a questão do tempo. Comigo foi o "como". Deus fez "como" eu não esperava. Não imaginava que me tornaria diretor de uma grande empresa. Embora não era o que eu tanto sonhava ou imaginava, sei que foi o melhor para mim e hoje sinto-me extremamente satisfeito com isso; talvez muito mais do que se estivesse concursado. Não importa o "quando" ou o "como"; o que realmente importa é que Deus esteja no controle.
André resolve voltar à conversa:
 - Bom, com Pedro foi o "quando"; com você André, foi o "como". Mas se simplesmente nada tivesse acontecido? Se mesmo depois de tantos anos vocês não tivessem conseguido nada, ainda sim acreditaria que Deus está no controle?
De repente o silêncio falou mais alto.
 - Marcos? - Sua esposa o chama.
Ele olha para André e responde:
 - Aguarda só um minutinho que eu volto para te responder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário