Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ester - o drama de uma rainha corajosa


Drama, poder, romantismo, intriga - estes são os ingredientes principais dos romances de maior sucesso. Mas muito longe de descrever uma obra ficcional moderna, estas palavras descrevem uma história verdadeira, vivida e escrita há séculos. Mais do que uma leitura de entretenimento, trata-se de uma história que narra a profunda interação da soberania de Deus e da vontade humana. Deus preparou o local e a ocasião, e seu povo, Ester e Mardoqueu, escolheu agir.
O livro de Ester tem início com a rainha Vasti se recusando a obedecer a uma ordem do seu marido, o rei Assuero. Ela foi posteriormente destituída, e teve início a busca por uma nova rainha. O rei enviou um decreto para que fossem reunidas todas as belas mulheres do império e levadas ao harém real. Ester, uma jovem judia muito bonita, estava entre as escolhidas. O rei Assuero ficou tão encantado com Ester que a escolheu para ser sua rainha. 
Enquanto isso, Mardoqueu, primo mais velho de Ester, tornou-se um oficial do governo e durante seu mandato descobriu um plano para assassinar o rei. Nesse tempo, o ambicioso e auto-suficiente Hamã foi escolhido como a segunda pessoa no comando do império. Quando Mardoqueu se recusou a curvar-se em reverência a ele, Hamã ficou furioso e determinado a destruí-lo e a todos os judeus com ele.
Para realizar esse intento vingativo, Hamã enganou o rei e o persuadiu a expedir um edito condenando os judeus à morte. Mardoqueu contou à rainha Ester sobre este edito, e ela decidiu arriscar sua vida para salvar seu povo. Ester convidou o rei Assuero e Hamã para um banquete. Durante o banquete, o rei perguntou o que ela realmente queria, e lhe prometeu dar qualquer coisa. Ester apenas convidou o rei Assuero e Hamã para outro banquete no dia seguinte.
Naquela noite, sem conseguir dormir, o rei começou a mexer em alguns registros nos arquivos reais quando deparou com a trama de assassinato impedida por Mardoqueu. Surpreso ao ver que Mardoqueu nunca havia sido recompensado por seu feito, o rei perguntou a Hamã o que deveria ser feito para agradecer a um herói de forma justa. Hamã, pensando que o rei estivesse se referindo a ele, descreveu uma generosa recompensa. O rei concordou, mas para espanto e profunda humilhação de Hamã, ele soube que Mardoqueu era a pessoa a ser honrada.
Durante o segundo banquete, o rei novamente perguntou a Ester qual era o seu pedido. Ele respondeu que além havia conspirado para destruí-la juntamente com seu povo, e então acusou Hamã de ser o conspirador. Imediatamente o rei sentenciou Hamã a morrer na forca que ele havia preparado para Mardoqueu.
No último capítulo desse drama da vida real, Mardoqueu foi escolhido para ocupar o lugar de Hamã, e os judeus receberam proteção por toda a terra. Para celebrar essa ocasião histórica, foi estabelecida a Festa do Purim.
Devido ao corajoso ato de Ester, toda uma nação foi salva. Ao enxergar uma oportunidade dada por Deus, ele a agarrou. Sua vida fez a diferença.
Leia o livro de Ester e aguarde a operação de Deus em sua vida. Talvez ele tenha preparado para agir em tal tempo como este.
Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário