Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Pesca maravilhosa

Por Júnio Almeida

O dia estava nublado. Eram umas seis horas da manhã e eles já estavam lá há meia hora. Um rio sujo, barrento, mas que alguns pescadores tinham a esperança de encontrar peixes. Esses tais pescadores eram Pedro e seu pai - Marcelo. Este sempre foi alucinado por pesca, e desde que Pedro era pequeno, sempre o levava para rios, lagos, mares... E agora que pedro cresceu, gosta de pesca tanto quanto o pai. 
Depois de um silêncio mortal surge uma onda no lago e um movimento brusco do molinete de Pedro, que diz:


 - Eita! Esse é dos grandes! - ele puxa com toda a força, enquanto seu pai busca os outros aparatos para apanhar o peixe.
 - Vai precisar do alicate, não é? - pergunta Marcelo.
 - Com certeza. Pai, se prepare; com esse aqui vamos posar para foto. - as risadas emergem diante da situação.
Eles puxam o peixe para o barco com muito sacrifício. Pedro está cansado e ofegante depois da bela briga proporcionada por um baita Tucunaré de quase um metro.
 - E então, dá ou não para tirar uma foto - Pedro abre o sorriso.
 - Espere aí. Vou pegar a câmera ali. - Marcelo fala enquanto se levanta.
Depois da foto os dois voltam a pôr as iscas de volta no rio à espera de novos peixes. Eles voltam ao mesmo silêncio de antes. Pedro pressente que seu pai vai dizer algo; de repente se assusta com voz:
 - Pedro?
 - Oi pai. - ele responde depois de um frio na espinha.
 - Como está sua vida com Deus?
 Agora o silêncio se aloja na alma de Pedro. Essa pergunta soou como um grito no meio de um vazio inimaginável. 
 - Sei lá! - ele diz e logo depois dá um profundo suspiro.
 - Meu filho, você sabe sim. Diga-me, por favor. Desabafe com seu pai.
 - Para falar a verdade pai, acho que minha vida está mais ou menos como esse rio.
 - Em que sentido?
 - Olhe: a água é barrenta. No fundo há tanta sujeira! E a cor da água esconde o lixo que está lá dentro.
Imprevisivelmente Marcelo esboça um sorriso simples. Ele pára; respira, e diz: Meu filho! Oh meu filho, minha vida também já foi assim. 
 - Será? Talvez não como a minha.
 - Bom, sei que também já me senti da mesma forma: um rio sujo, aparentemente sem vida, sem esperança, cheio de lixo no fundo. E você sabe qual foi a diferença em mim.
 - Não; o quê? - Pedro responde com um tom irônico.
 - Um dia, neste rio (na minha vida) surgiu um pescador com uma paciência impressionante. Ele ficou aguardando por um bom tempo, com uma esperança inacreditável; tinha certeza que em algum momento encontraria algum sinal de vida. E depois de um certo tempo, mesmo tendo pescado muito lixo no fundo desse rio, começou a encontrar vida, encontrar peixes.
 - Pai, queria encontrar esse pescador na minha vida! - A respiração começa a se tornar difícil
 - Ele já está aí há um bom tempo, e você o conhece; sabe muito bem de quem estou falando. O Pescador está cheio de esperança para achar a vida, aquela que Ele mesmo colocou em você. Não fique o empurrando para a margem do rio, deixe-o ficar no centro do rio, no centro da sua vida. Deixe-o tirar a sujeira do fundo - ele é mestre em fazer isso. 
 - Ah, como eu quero!
 - Ele também quer, e acredito que Ele já está começando a encontrar a vida que procurava.
Pedro suspira novamente e seus olhos começam  a marejar.
 - Pedro, Ele é um pescador insistente. não vai desistir, mesmo que pareça haver só lama. Não importa a cor da água - se está barrenta ou cristalina - esse pescador vai insistir.
Pedro começa e ficar ofegante. Faz uma boa pausa. 
De repente não resisti e grita: Jesuuuus!
Seu pai espera.
Pedro inspira profundamente e continua:
 - Jesus! Por favor, não desista! Permiti que muito lixo se misturasse com o lodo do fundo. Esse rio está podre, mas eu sei que o Senhor tem poder para transformá-lo em um rio de águas cristalinas. - Agora as lágrimas parecem um rio a desaguar dos seus olhos.
 - Senhor! Por favor! Por favor! - Seu pai lhe abraça.
 - Quanto tempo eu esperei te ver assim.
Eles choram. Seu pai tenta enxugar suas lágrimas, mas Pedro não se contém mais. Ele olha para seu pai como  rosto já vermelho e diz:
 - Pai, e meu passado? As marcas são profundas.
 - Filho, o que passou, passou. O perdão divino é condicionado ao seu arrependimento. Se este é verdadeiro, não há o porquê duvidar - seu passado foi lançado no mar do esquecimento de Deus. Ele não te acusará do que te perdoou.
 - Por que eu demorei tanto para aceitar e me render ao Senhor!?
 - Cada um tem seu tempo, filho.
 - Ainda bem que não foi tarde. - ele responde com um sorriso singelo.
 - É, essa foi uma verdadeira pesca maravilhosa.  - eles sorriem.
Começam então a arrumar as coisas para voltar. Nem imaginam o que virá ao aportar o barco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário