Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dona Vilma - Preâmbulo no opala - [Parte 2]

   
Por Júnio Almeida

Ambos caminham em direção ao final da rua. De repente João pára:
   - Peraí. Como saio andando com alguém que nem sei o nome! É loucura. Estou vulnerável, é por isso. - ele continua parado.

   - João, meu nome é Joaquim.
   - De onde você veio? O que faz? Para onde está me levando? Sei lá se você não é apenas um louco, psicopata!
   Joaquim continua andando e se dirigem a um carro antigo; é um opala preto, ano mil novecentos e noventa, com os vidros enegrecidos por uma película; rodas originais e todos os outros acessórios internos originais.
   - Esse carro é seu? - João pergunta com um aspecto sério, já um pouco distante.
   - Sim. - ele reponde.
   - Isso é um carro de bandido! Eu não vou com você para lugar nenhum. - João fala em um tom ríspido e alto.
   - Seu pai era bandido?
   Ainda com o rosto rubro e molhado das lágrimas João "trava" assustado.
   - O que você quer dizer com isso? - Ele inicia uma caminhada até o veículo.
   - Você lembra bem do opala do seu pai, não é?! - Joaquim responde com mansidão, fazendo-o refletir e relembrar.
   João começa a trazer à memória os momentos em que viveu com seu pai quando este ainda era vivo. Lembra-se do carro antigo que seu pai tinha - um opala idêntico - e que por muitas vezes o ensinou verdades profundas enquanto dirigia. Se aproxima do carro; começa a deslizar o dedo na lataria e olhar por dentro enxergando os detalhes do carro e percebendo a tão grande similaridade com o antigo carro do seu pai.
   - Meu Deus, onde você quer chegar?! - João se rende. Respira fundo.
   - Quer embarcar em uma nova jornada comigo? Tem uma pessoa que quer lhe ensinar novas lições de vida. Muito mais profundas do que as que seu pai lhe ensinou. Você vai conhecê-lo, mas para isso precisa confiar e entrar no carro. - Joaquim olha no fundo dos seus olhos e lança o desafio.
   - Caramba; não faz cinco minutos que te conheci (se é que posso dizer isso) no pior momento da minha vida, e ainda tenho que acreditar em você para me mostrar alguém que não faço idéia de quem seja e o que fará comigo... Mas... Acho que já não tenho nada mais a perder. Quem sabe essa loucura dá certo. - João esfrega as mãos nos rosto para tirar o que restou das lágrimas. Olha para Joaquim e diz:
  - Então, vamos? Quero ver onde isso vai dar.
  - Vamos! Foi o seu primeiro passo. - Joaquim olha para ele, esboça um sorriso e pega a chave do carro. Destrava o alarme e abre a porta para João.


Nenhum comentário:

Postar um comentário