Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Lava-pés - muito além da lição de humildade

  


Por Júnio Almeida
 
Usando como base a referência bíblica onde Jesus lava os pés dos discípulos (Jo 13) e  fazendo uma associação com a passagem de Paulo sobre os Judeus como luz para os gentios (Rm 11.12), tratarei neste texto sobre dois aspecto que passam despercebidos nos trechos mencionados. O primeiro é que Jesus, no momento do lava-pés, deu-nos uma lição muito além da humildade proposta; o segundo, é que associando o que Jesus fez, com o que Paulo falou, nos deparamos com um intrigante confronto.
   Em determinado momento após a ceia, Jesus se propõe a lavar os pés dos seus discípulos. Naquela época, quando as pessoas chegavam às casas, cabia aos escravos lavar os pés das pessoas. Com isso, Cristo se levanta, cingi-se com uma toalha e aproxima-se dos seus alunos para ensinar-lhes mais uma lição: o mestre se colocaria no lugar de um escravo para prestar tal serviço. Como ele sendo superior ao seus, faria aquilo? Se ele fizesse, "obrigaria" seus discípulos a seguirem seu exemplo, ou seja, mesmo estando acima dos outros, não deveriam levar isso em conta, mas estarem prontos a servir a todos sempre e, colocando-os como superiores.
   Essa é a lição que nós conhecemos. Mas há outra por trás disso. Quando Jesus se aproxima de Pedro, ele rejeita achando-se indigno e afirma que o Senhor não lavaria seus pés. O mestre responde que se ele não lavasse seus pés, Pedro não teria parte com ele; ao que o humilde aluno responde: "não só os meus pés, mas também às mãos e a cabeça". Jesus retruca dizendo que quem já está limpo, não necessita lavar senão os pés. Agora eu pergunto: se já está limpo, por que lavar os pés? 
   Eis a resposta: Como naquele tempo não existiam ruas asfaltadas, carros, nem tênis, não havia como não sujar os pés. As pessoas poderiam acabar de tomar  banho e mesmo andando pouco sujariam os pés. Não importa se iam visitar um amigo, parente, ou até mesmo andar para falar do evangelho; para onde fossem, aos seus pés grudaria a poeira. Aqui está a lição para nós - não importa para onde vamos e o quanto estamos limpos, nossos pés sempre se sujarão. 
   Há um tempo, enquanto eu orava pedindo a Deus perdão por meus pecados, comentei com Ele que gostaria que minhas vestes (espirituais) permanecem limpas sempre, e Ele me respondeu que sempre as deixa limpas. É como em nosso cotidiano - não importa se você passou o dia sem fazer nada, no final dele, suas vestes estarão sujas, nem que seja apenas do seu suor natural. Suas roupas precisarão ser lavadas. Espiritualmente não é diferente, o seu pecado terá se juntado às suas vestes, nem que seja apenas aquele pecado pela essência da natureza carnal, por você ter vindo ao mundo com o DNA do pecado, você precisará que o Pai as lave. O mais impressionante é que Ele sempre estará disposto a "lavar suas roupas sujas".
   Assim sendo, a poeira que está no caminho a ser percorrido (e não importa se é até mesmo o caminho para pregar o evangelho) sempre irá se juntar aos nossos pés. Por isso, precisamos, mesmo estando limpos, que o Senhor nos lave os pés. Daí a importância de todos os dias pedirmos perdão ao Senhor por nossos pecados.
   Agora finalizamos com a associação de tudo isso com o que Paulo falou: "se a queda do judeu (ou seja, sua rejeição ao Messias) resultou na riqueza do mundo (a graça da Redenção operada em Cristo), ... quanto mais a sua plenitude!". Parafraseando: Se o erro deles foi transformado por Deus em bênção para a humanidade, imagine se eles acertassem!!! Agora ponha-se no lugar dos judeu e enxergue-se como luz para os perdidos; se Deus te usa para ser bênção a outros, mesmo com a poeira que gruda nos seus pés, imagine você na sua plenitude!? 
   Pense nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário