Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Jó - a confiança acima de tudo

Série: Apresentação dos livros da bíblia

Árvores quebram-se como palitos ou voam para o alto, arrancadas da terra. Telhados inteiros navegam, carros tombam como brinquedos, casas desmoronam, um muro de águas destrói a costa e inunda a terra. Um furacão corta e dilacera, e apenas as fundações sólidas sobrevivem a esta fúria desenfreada. Contudo, estas bases podem ser usadas para a reconstrução após a tempestade. Em qualquer tipo de construção, a base é de vital importância. Ela precisa ter profundidade e solidez suficientes para suportar o peso da construção e outras pressões. Vidas são como construções, e a qualidade de sua base determinará a qualidade de do seu todo. É freqüente o uso de materiais inferiores, e quando chegam as provas, estas vidas são arruinadas.

Jó foi testado. Desfrutando de uma vida cheia de prestígio, posses e pessoas, foi subitamente atingido por todos os lados, devastado sugado até a sua base. Entretanto, sua vida fora construída  em Deus, e ele suportou.

O livro de Jó conta a história de um homem de Deus. É um emocionante drama de uma pesspa que vai da riqueza à extrema pobreza, e é restituído em dobro. Um tratado teológico sobre sofrimento e soberania divina, e um retrato da fé persistente. Ao ler este livro, analise sua vida e cheque a sua base. Possa você estar apto a afirmar que, quando nada mais restar além de Deus, Ele é suficiente.

Jó era um próspero fazendeiro, que vivia na terra de Uz. Possuía milhares de ovelhas, camelos e outros rebanhos, uma grande família e muitos servos. De repente, satanás, o acusador, compareceu perante Deus alegando que Jó só confiava Nele porque era rico, e tudo lhe corria bem. E assim teve início o teste da fé daquele homem.

A satanás foi permitido destruir-lhe os filhos, os servos, o gado, os pastores, e a casa; porém Jó continuou confiando em Deus. A seguir, satanás o atacou fisicamente, cobrindo de terríveis feridas. Com isso, sua esposa mandou que ele amaldiçoasse a Deus e morresse, mas o moribundo sofreu em silêncio.

Três amigos, Elifaz, Bildade e Zofar foram visitá-lo. A princípio, sofreram silenciosamente, por ele. Então começaram a falar sobre os possíveis motivos para as tragédias de Jó, concluindo que o pecado havia-lhe causado tal sofrimento. Aconselharam-no a confessar seus pecados e voltar-se para Deus. Porém, continuou a afirmar sua inocência.

Incapazes de convencê-lo de seu pecado, os três homens puseram-se em silêncio. Neste momento, outra voz - o jovem  Eliú - entre no debate. Embora seu argumento também não convença Jó, ele prepara o caminho para que Deus fale.

Finalmente, o Senhor fala através de uma poderosa tempestade. Confrontado com o grande poder e a majestade  de Deus, Jó caiu em humilde reverência diante Dele - sem palavras. Deus censurou os amigos de Jó e o drama termina com a sua restauração da felicidade e da riqueza.

É fácil pensarmos que temos todas as respostas. Na verdade, apenas Deus conhece exatamente o porquê dos acontecimentos, e precisamos submeter-nos à sua soberania. Ao ler este livro, imite este exemplar personagem, e decida-se a confiar em Deus, não importando o que possa acontecer.

Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, com adaptações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário