Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Êxodo - o desafio da nova caminhada


Série: Apresentação dos livros da bíblia

Levante-se... Deixe... Saia – estas são boas palavras para os presos ou escravizados. Alguns, no entanto, resistem à ordem para marchar, preferindo o ambiente a que estão acostumados a deparar-se com o novo e desconhecido. Não é fácil trocar a confortável segurança do conhecido por um futuro incerto. E se Deus nos der a ordem para marchar? Seguiremos a sua liderança? Êxodo relata uma série de chamados de Deus e as respostas de seu povo.

Quatrocentos anos havia se passado desde que a família de José se mudara para o Egito. Estes descendentes de Abraão agora tinham aumentado o seu número para mais de dois milhões. Para o novo Faraó, os hebreus eram estrangeiros, e seu número tornava-se assustador. Faraó decidiu escravizá-los, temendo uma virada na balança do poder. Este foi seu maior erro, pois Deus veio socorrer o seu povo.

Por meio de uma série de acontecimentos notáveis, um menino hebreu, chamado Moisés, veio a ser príncipe no palácio de Faraó e mais tarde um exilado em terras desérticas. Deus visitou Moisés na misteriosa sarça de fogo ardente. Moisés tentou argumentar, mas acabou concordando em retornar ao Egito para liderar a libertação do seu povo. Faraó foi confrontado e, após um ciclo de pragas e promessas feitas e quebradas, Israel foi libertado de seu cativeiro.

Não foi tarefa fácil mobilizar esta massa humana. Mas eles marcharam para fora do Egito, pelo mar Vermelho, e entraram no deserto seguindo a Moisés e as colunas de nuvem e de fogo. Apesar da continua evidência do amor e poder de Deus, o povo queixou-se e começou a sentir falta de seus dias no Egito. Deus supriu suas necessidades físicas e espirituais com alimentos e local para adoração, mas um dramático encontro com Moisés no Sinai, Deus entregou suas leis para um viver correto.

Deus guiou Moisés e a nação de Israel do mesmo modo que deseja nos guiar. Será que Ele está preparando você para uma tarefa específica? Ele estará com você; obedeça-lhe. Será que Ele está libertando-o de um inimigo ou uma tentação? Confie nele e faça o que Ele mandar. Você já ouviu suas claras direções morais? Leia, estude e siga a sua Palavra. Será que você não está sendo chamado para uma verdadeira adoração? Descubra a presença de Deus em sua vida, no lar e na congregação dos crentes. Êxodo é a maravilha histórica da direção de Deus. Leia-o com a determinação de seguir a Deus por onde quer que Ele o guie.

Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, com adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário