Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Gênesis - "Tudo começou quando..."



Série: Apresentação dos livros da bíblia



 Iniciar... começar... dar início... abrir... Há algo revigorante e otimista nestas palavras, quer refiram-se ao amanhecer de um novo dia, ao nascimento de uma criança, ao prelúdio de uma sinfonia ou aos primeiros quilômetros da viagem de férias em família. Livres de problemas e cheios de promessas, os inícios provocam esperanças e visões imaginativas do futuro. Gênesis significa “início” ou “origem”; registra o início do mundo, da história da humanidade, da família, da civilização, da salvação. É a história do propósito e plano de Deus para a criação. Como livro do começo, Gênesis estabelece o cenário para toda a Bíblia. Revela a pessoa e a natureza de Deus (Criador, Sustentador, Juiz, Redentor); o valor e a dignidade do ser humano (feito à imagem de Deus, salvo pela graça, usado por Deus no mundo); a tragédia e as conseqüências do pecado (queda, separação de Deus e julgamento); e a promessa e segurança da salvação (conserto, perdão e promessa do Messias).

Deus. É onde Gênesis tem seu início. De repente, vemo-lo criando o mundo em uma majestosa demonstração de poder e propósito, culminando com o homem e a mulher feitos à sua imagem (1.26,27). Não muito tempo depois, o pecado entra no mundo e satanás é desmascarado. Banhada em inocência, a criação é despedaçada pela queda (a desobediência consciente de Adão e Eva). A comunhão com Deus é quebrada e o Diabo começa a tecer sua teia destruidora. Em rápida sucessão vemos Adão e Eva serem expulsos do belo jardim, seu primeiro filho tornar-se assassino, e o mal gerar mal até que Deus finalmente destrói a todo na terra, exceto uma pequena família chefiada por Noé, a única pessoa devota a Deus.

Ao encontrarmos com Abraão nas planícies de Canaã, descobrimos o início do concerto de Deus com as pessoas e a essência do plano da salvação: a salvação seria pela fé, os descendentes de Abraão seriam o povo de Deus, e o Salvador do mundo viria através desta nação escolhida. As histórias subseqüentes de Isaque, Jacó e José são mais do que biografias interessantes. Elas enfatizam as promessas de Deus e a prova de sua fidelidade. As pessoas que encontramos em Gênesis são simples, comuns, e no entanto Deus operou por meio delas grandes coisas. Estes são exemplos vívidos de como Deus pode usar, e de fato usa, todos os tipos de pessoas para realizar seus bons propósitos – mesmo pessoas como você e eu.

Leia Gênesis e seja encorajado. Há esperança! Não importa quão escura a situação mundial possa parecer, Deus tem um plano. Não importa quão insignificante ou inútil você se sita, Deus o ama e o quer em seus planos. Não importa quão pecador e separado de Deus você esteja, a salvação está disponível. Leia Gênesis... e creia!

Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, com adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário