Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Juízes - heróis no meio de um povo desobediente








Série: Apresentação dos livros da bíblia


Os heróis são difíceis de se encontrar hoje em dia. A pesquisa moderna e a mídia têm tornado visíveis as fraquezas e defeitos dos nossos líderes; procuramos em vão por homens e mulheres que se adequem. As indústrias da música, cinema e esportes produzem uma corrente ininterrupta de "astros e estrelas" que atingem o topo, e então rapidamente desaparecem. O livro de Juízes fala de heróis - 12 homens e mulheres que libertaram Israel de seus opressores. Este grupo de pessoas não era perfeito; na verdade ele era composto por um assassino, um homem promíscuo e a pessoa que quebrou todas as leis da hospitalidade. Mas eles foram submissos a Deus, que, por sua vez, usou-os.


Juízes é também um livro sobre o pecado e as suas consequências. Assim como um pequeno corte ou arranhão que infecciona quando não tratado, o pecado aumenta e logo envenena todo o corpo. O livro de Josué termina com a nação ao lado de Deus, pronta para experimentar todas as bênçãos da Terra Prometida. Após estabelecer-se em Canaã, no entanto, os israelitas perderam seu compromisso e sua motivação espiritual. Quando Josué e os anciãos morreram, a nação viveu um vácuo em sua liderança, e experimentou o colapso administrativo. Em vez de desfrutar a liberdade e a prosperidade na Terra Prometida, Israel entrou nos anos amargos de sua história.

A razão para este rápido declínio foi simplesmente o pecado - individual e coletivo. O primeiro passo para afastar-se de Deus foi a desobediência (1.11-2.5); os israelitas se recusaram a eliminar completamente o inimigo da terra. Isto levou ao casamento de membros de diferentes grupos religiosos com a idolatria (2.6 - 3.7) "e cada um fazia o que parecia direito aos seus olhos" (17.6). Os israelitas logo se tornaram cativos. Devido ao seu desespero, imploraram para que Deus os salvasse. Em fidelidade à sua promessa e pela sua amorosa generosidade, o Senhor levantava um juiz para libertar seu povo, e por um tempo havia paz. Então a complacência e a desobediência se estabeleciam e reiniciava todo o ciclo. 

O livro de Juízes cobre um período de 325 anos e registra seis períodos sucessivos de opressão e libertação e a carreira de 12 libertadores. Os captores de Israel foram os mesopotâmios, moabitas, filisteus, midianitas e amonitas. Uma variedade de libertadores - de Otniel até Sansão - foi usada por Deus para conduzir seu povo à liberdade e verdadeira adoração. A libertação de Deus através dos juízes é uma poderosa demonstração do seu amor e misericórdia pelo seu povo.

Ao ler o livro de Juízes, preste atenção a estes heróis da história judaica. Note a sua dependência de Deus e obediência aos seus comandos. Observe o reincidente declínio de Israel ao pecado, quando a nação se recusava a prender com a história e vivia apenas o momento da bênção. Mas, acima de tudo, fique atento à misericórdia de Deus, ao libertar seu povo repetidas vezes.

Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, com adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário