Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

domingo, 26 de setembro de 2010

Rute - a nora conquistada pela sogra


Série: Apresentação dos livros da bíblia

Quando alguém diz: "deixe-me contar sobre a minha sogra", esperamos algum tipo de declaração negativa ou anedota humorística, pois muitas delas têm sido alvo de ridicularização ou comédia. O livro de Rute, porém, conta uma história diferente. Rute amou a mãe de seu esposo, Noemi. Recentemente viúva,ela implorou ficar com sua sogra onde quer que ela fosse, embora isto significasse deixar sua própria pátria. Com sinceridade Rute disse: "O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus" (1.16). Noemi concordou, e as duas viajaram juntas para Belém.

Não é dito muito sobre Noemi a não ser que amava e cuidava das noras. Obviamente, a vida dela foi um poderoso testemunho para a realidade do Senhor. Rute foi atraída para ela - e para o Deus dela. Nos meses que se sucederam, o Todo-poderoso levou esta jovem viúva moabita a um homem chamado Boaz, com quem posteriormente se casou. Como resultado, ela se tornou bisavó de Davi e ancestral do Messias. Que profundo impacto teve a vida de Noemi!

O livro de Rute é também a história da graça de Deus em meio às difíceis circunstâncias. Este fato ocorreu no tempo dos juízes - um período de desobediência, idolatria e violência. Mesmo no momento de crise e o mais profundo desespero, existem aqueles que seguem a Deus e através deles o Senhor opera maravilhas. Não importa quão desencorajador ou antagônico possa parecer o mundo, sempre haverá pessoas que temem a Deus. Ele usará qualquer um que esteja pronto a receber seus propósitos. Rute era moabita, e Boaz descendente de Raabe, uma antiga prostituta de Jericó. Não obstante, sua linhagem deu origem à família através da qual o Messias veio ao nosso mundo. 

Leia este livro e seja encorajado. Deus está presente no mundo, e deseja usar você. Seja útil ao Senhor como foi Noemi: traga sua família e amigos para o Senhor  

Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, com adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário