Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Números - a consequência da incredulidade



Série: Apresentação dos livros da bíblia


Todo pai conhece o lamento estridente de seu pequeno filho, uma reclamação alta e contínua que fere os tímpanos e agrava a alma. Essa lamúria é difícil de suportar quando sua verdadeira causa é o descontentamento e a desobediência.

Ao saírem do monte Sinai em direção a Canaã, os filhos de Israel murmuraram, lamentaram-se e reclamaram a cada caminhada. Eles se concentraram no desconforto. Não havia fé para possuírem a Terra Prometida, por isso eles adicionam 40 anos extras à sua jornada.

No livro de Números está registrada a trágica história da incredulidade de Israel, que deve servir como dramática lição para todo o povo de Deus, pois o Senhor nos ama e quer o melhor para nós. Ele pode e deve receber toda a nossa confiança.

Também há no livro de Números um retrato da paciência de Deus. Por diversas vezes Ele reteve o juízo e preservou Israel. Mas não devemos abusar da paciência dele, sabendo que o julgamento virá. Nós devemos obedecer a Deus em tudo. 

No início da narrativa de Números a nação de Israel estava acampada ao pé do monte Sinai. As pessoas haviam recebido as leis de Deus e preparavam-se para caminhar. Um censo foi realizado para determinar o número de homens para o serviço militar. A seguir, as famílias foram separadas para Deus. Ele estava preparando espiritual e fisicamente as pessoas para receberem a herança. Entretanto a reclamação teve início. Primeiro, as pessoas murmuraram sobre a comida; depois, sobre a autoridade de Moisés. Deus castigou algumas, mas poupou a nação por causa das orações de Moisés.

Israel chegou a Cades, e alguns espias foram enviados a Canaã para avaliar a terra. Dez espias retornaram com um péssimo relatório sobre gigantes que lá habitavam. Só Calebe e Josué encorajaram Israel. Eles disseram: "Subamos animosamente e possuamo-la [a terra] em herança"(Nm 13.30). Mas Israel não deu ouvidos ao relatório da minoria, esmagado pela mensagem ameaçadora da maioria. Por causa da descrença da nação, Deus declarou que a geração presente (com exceção de Josué e Calebe) não viveria para ver a Terra Prometida. Assim, teve início a peregrinação de Israel no deserto. Quão melhor seria para a nação ter confiado em Deus e possuído sua terra! Por não obedecerem a Deus seguiu-se uma terrível espera, o suficiente para que a velha geração fosse aniquilada e surgisse a nova geração, que obedeceria fielmente a Deus.

O livro de Números termina como começa, com a preparação para entrar em Canaã. Os remanescentes israelitas formavam uma nação numerosa e santificada. Após derrotar vários exércitos, Israel povoou o lado leste do rio Jordão. Então, enfrentou seu maior desafio: cruzar o rio e possuir a maravilhosa terra que Deus lhe prometera. A lição é clara: o povo de Deus precisa confiar nele e andar pela fé, para apossar-se de sua prometida terra.

Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, com adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário