Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Adestramento Cristão



Ariovaldo Jr


Crente é um bicho estranho. Você grita “AMÉM?” e ele responde gritando o mesmo. Se perguntar pela segunda vez, ele responderá mais alto. Se no meio do louvor você gritar “pule na presença do Senhorrrrrrrr”, então eles pulam. Se você dançar de modo estranho, verá correspondência imediata nas pessoas.

Sua linguagem é facilmente influenciável por jargões. Basta pegar qualquer expressão bíblica cujo significado seja obscuro para a maioria, e pronto! Também colam as expressões inventadas que possuem aparência de espiritual, como por exemplo “ato profético”. Difícil de crer que nem existe esta expressão na Bíblia né?

Facilmente também estereotipamos outras coisas que fazem do crente um ser quase alienígena: os lugares que frequenta, o conteúdo de suas conversas e a aversão às coisas “do mundo”.

Pena quem os crentes não são condicionados a obedecer a todo tipo de “comando”. Parece que o adestramento a que foram submetidos possui limitações. Nem todos aceitam sugestionamentos que os levem a renunciar a seus interesses; ou dividirem suas posses com os necessitados; ou mesmo disponibilizar tempo para aqueles que estão abandonados em asilos, orfanatos e nas ruas.

Ah… antes que eu me esqueça, quero deixar claro que amo os crentes. E exatamente por ser um deles é que me incomodo tanto com estas coisas incompreensíveis que aceitamos passivamente em nossa conduta.

Posso ouvir (ler) um “Amém” nos comentários?! rs

Um comentário:

  1. Acho que o problema todo está na confiança que depositamos nas pessoas que Deus nos disse ser nossos irmãos.
    Vemos Deus na vida desses, e aprendemos por eles próprios serem sinceros e honestos. Dizem serem conduzidos pelo Espírito Santo, amar a todos os irmãos da congregação, e que seu maior prazer é está ali em sua companhia. E aí acabamos acreditando. E quando se expressão, erramos quando pensamos que o fazem de coração, com amor e sob correta intenção.
    Mas por outro lado, talvez não seja correto culpá-los também não. Na verdade, eles estão ali cumprindo uma ordem de Deus, e, tudo o que fazem, é no intuito de abrir a porta do coração do povo para a voz de Deus.
    Agora, se Deus não nos dá a compreensão que o entendimento da multidão, do grupo como um todo, não pode ser tido como de uma pessoa apenas, que teve acesso a um determinado tipo de vida e de educação, aí fica difícil...

    ResponderExcluir