Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Josué - o sucesso de um líder que obedeceu a Deus

Série: Apresentação dos livros da bíblia

Você se lembra daquela brincadeira de infância "Tudo que o mestre mandar..."? A idéia era obedecer às ordens  do líder, durante as brincadeiras no quintal ou na rua. Ser um seguidor era bom, mas ser o mestre era muito mais divertido, o qual criava rotas imaginativas e tarefas para que todos imitassem. 

Na vida real, os grandes líderes são raros. Com freqüência, homens e mulheres são escolhidos para posições de liderança; porém, vacilam ou deixam de agir. Outros abusam do poder para satisfazerem seus egos, ocasião em que oprimem seus subordinados e desperdiçam recurso. Porém, sem líderes fiéis, éticos e eficientes, as pessoas vagueiam.

Durante 40 anos Israel peregrinou pelo deserto, não por seguirem seu líder; ao contrário - pela falta de fé, eles se recusaram a obedecer a Deus e conquistar Canaã. Então eles peregrinaram. Finalmente a nova geração estava pronta para cruzar o rio Jordão e possuir a Terra Prometida. Por ter diferenciado a si mesmo como um homem de fé e coragem (ele e Calebe deram o relatório da minoria  registrado no livro de Números 13.30 - 14.9), Josué foi escolhido como sucessor de Moisés. Este livro registra a sua liderança sobre os israelitas ao finalizarem sua marcha e conquistarem a Terra Prometida. 

Josué foi um brilhante líder militar e tinha forte influência espiritual sobre o povo. Mas a chave para o seu sucesso foi a sua submissão a Deus. Quando o Senhor falava ele ouvia e obedecia. A obediência de Josué serviu como exemplo. Como resultado, Israel permaneceu fiel a Deus durante toda a vida deste líder.

O livro de Josué  está dividido em duas partes. A primeira narra os acontecimentos referentes à conquista de Canaã. Após terem cruzado o rio Jordão a pés enxutos, os israelitas acamparam-se próximo à poderosa cidade de Jericó. Deus mandou que o povo a conquistasse marchando ao seu redor por 13 vezes, ao som de trombeta, e dando um brado na última volta. Eles venceram mediante a singular estratégia de batalha de Deus (cap 6). Após apedrejarem Acã e sua familia e purificarem a comunidade de seu pecado, os homens de Israel foram bem sucedidos na conquista de Ai (cap 8). Em sua próxima batalha contra os amorreus, Deus fez com que até o sol parasse para ajudá-los a vencer (cap 10). Finalmente, após derrotarem outro grupo de cananeus liderados por Jabim e seus aliados (cap 11) eles possuíram a maior parte da terra. 

A parte dois do livro de Josué registra a transmissão e posse do território conquistado (caps 13 - 22). O livro termina com a despedida e morte de Josué  (caps 23 e 24) Josué era compromissado com a obediência a Deus, e este livro fala desta virtude. Quer fosse conquistando os inimigos quer possuindo a terra, o povo de Deus deveria fazer isto seguindo a vontade de Deus. "Portanto, guardai muito a vossa alma, para amardes ao SENHOR, vosso Deus" (23.11), e "... escolhei hoje a quem sirvais, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR" (24.15). Leia Josué e faça um novo compromisso de obedecer a Deus hoje. Decida seguir ao Senhor em qualquer lugar e a qualquer custo.


Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, com adaptações

Um comentário: