Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O Sábio Conselho




“Não me importo com o que alguém possa dizer. Farei isto!” – Ela grita para sua mãe enquanto esbraveja ao sair de casa. Esta é uma cena conhecida em nossa sociedade. As palavras mudam, mas a mensagem essencial é a mesma: uma pessoa não está aberta a conselhos porque sua mente está fechada. Pode-se buscar um conselho, mas este só será observado se reforçar uma decisão já tomada ou se for o caminho mais fácil a ser seguido. Faz parte de nossa natureza humana rejeitar a ajuda e fazer as coisas da nossa maneira.
Uma abordagem muito mais sábia é buscar, ouvir e observar a palavra de bons conselheiros. Salomão foi o homem mais sábio do mundo em sua época, entretanto seu filho, Roboão, não herdou nem aprendeu essa sabedoria. É irônico que Roboão, filho do homem mais sábio que existiu entre os reis de Israel, tenha dado ouvidos a um conselho estúpido, com resultados devastadores. Na posse dele como rei, o povo pediu que fosse um governante bondoso e generoso. Os anciãos o aconselharam a servir à nação e a dar-lhe uma resposta favorável, mas ele não concordou e preferiu seguir os cruéis conselhos de seus companheiros e ser severo com o povo.
Hoje, nós nos deparamos com situações como estas; ou não estamos abertos a conselhos, ou condescendemos com os ruins. Quantas vezes encontramos pessoas anunciando o Evangelho, dizendo que Cristo é a solução para sair de uma vida de pecados, mas nós hesitamos e preferimos viver de forma medíocre; render-se a Deus não é a melhor maneira de viver, é a única maneira de viver; nada mais funciona! Em outras ocasiões, pessoas nos convidam a servir a Deus com tudo que temos; mas nós, à subserviência do comodismo, estagnamos em uma vida monótona sem o mínimo de interesse em dedicarmos os nossos talentos para glorificar a Deus. Isso quando não damos ouvidos aos maus conselhos. Não são raras as vezes em que “buzinam” em nossos ouvidos, sugerindo que façamos o mal: “não…não dê ouvidos a esse bando de loucos, vamos curtir a vida!”
Roboão sucedeu Salomão e teve a oportunidade de ser um rei sábio, compassivo e justo. Porém, ao aceitar os conselhos de seus jovens amigos e tentar governar com austeridade, o povo se rebelou e o reino foi dividido em dez tribos ao norte (Israel), as quais eram governadas por Jeroboão, e ao sul (Judá) ficaram duas tribos – Judá e benjamim – sendo governadas por Roboão. Ambos os reinos construíram suas histórias com lideranças corruptas e idólatras. Essa foi uma das conseqüências de Roboão ter acordado com a ignorante sugestão de seus amigos.
Portanto, jovem, a quem você tem dado ouvidos? À voz de Deus, convidando-o a mudar de vida, ou às sugestões daqueles que se intitulam seus amigos, mas, na verdade, não querem o seu bem? Atenda ao sábio conselho: prepara-te para encontrares com o teu Deus!!!
Texto base: 1º Rs. 12.1-20


Por: Júnio Pereira Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário