Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Quando o poder sobe à cabeça


Por Júnio Almeida

É triste ver que a arrogância do poder alcança a igreja.
A petulância de estar no poder, ter o status, afeta muitos membros que aspiram aos "cargos" eclesiásticos. Não sou contra a disposição à liderança cristã, pois a Palavra diz que "se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja" (1 Tm 3.1)
A minha tristeza é saber que muitos querem status, querem o poder de "mandar". Muitos desejam ter o nome na lista, querem ser notados. Aspiram ao renome, ao reconhecimento.


Lembro da passagem em que Jesus faz a multiplicação dos pães (Mc 6.30-44). O Mestre com pena da multidão pergunta aos seus discípulos "Quantos pães tendes?" - eles respondem "cinco pães..." 
Se fosse hoje, talvez o povo brigasse assim:
 - eu tenho os cinco pães.
Outro responderia:
 - os pães são os meus
A briga continua:
 - Jesus vai fazer o milagre com os meus pães!


A verdade é que não interessa quem trouxe o pão, o importante é a glória de Deus. Mas muitos "líderes" que deixam o poder subir à cabeça querem a glória para si. Querem dizer para todo mundo quem trouxe o pão. Deus tem que fazer o milagre pelas coisas que o suposto líder mostra. 


"Foi na minha liderança que isso aconteceu."; "EU fiz isso, eu fiz aquilo."


Que pena que muitos querem a glória para si. 
Pulam, gritam, agitam a platéia. São reconhecidos e venerados.
Esquecem que Deus resiste ao soberbo. 
Ninguém mais quer servir. Hoje todo mundo quer ser cabeça e não cauda.


Lição de HUMILDADE:
"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;  antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,  a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai." (Fp 2.5-11)






Lembremo-nos do único digno de honra e glória - JESUS!



Nenhum comentário:

Postar um comentário