Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Conforto - oh empecilho!!!





camacobra.jpg (350×350)

Ao assistir ao filme "Encurralados" fiquei com uma pergunta martelando na cabeça: "o que daria por quem você ama?". No filme, Neil (Gerard Butler) e Abby Randall (Maria Bello) formam um casal feliz que vive no subúrbio de Chicago. É o final de semana do aniversário de Abby, mas Neil não pode estar presente já que neste mesmo período foi convidado por seu chefe para ir a um chalé no campo. Como Neil sonha se tornar sócio da companhia, aceita o convite. No dia de sua ida ele sai de carro com Abby, para deixá-la na casa de uma amiga, mas repentinamente descobre que há mais alguém no carro. Trata-se de Tom Ryan (Pierce Brosnan), que sequestrou a filha do casal e começa a chantageá-los. O seqüestrador usa e abusa da pergunta "o que daria por quem você ama?" em sua chantagem.

Agora, alternando o contexto, remeto a pergunta ao leitor: "o que daria por quem você ama?"
Se diz amar a Deus acima de todas as coisas, o que daria por Ele? Por aquele que, primeiramente, te amou de tal maneira, que deu o seu próprio filho; o melhor que tinha. Por aquele que se posicionou no pólo ativo na salvação derramando sua graça para te alcançar. Por Ele, você renunciaria o seu conforto? Abriria mão de lazer, entretenimento, dinheiro, tempo...?

Analise o que o Pai fez: "...amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3.16) Mesmo sendo esquecido pelas suas criaturas, que lhe viraram as costas e abraçaram o pecado, Deus nos amou tanto ao ponto de dar o próprio filho. Não se deixou levar pelo desconforto, mas enviou a Jesus para morrer por nossos pecados.

Pense em Cristo que "... subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz." (Fp 2.6-8). Ele também não se deixou levar pelo desconforto, mas lutou até o fim.

Agora pense no que você tem feito. Reflita o que tem dado por quem ama. Às vezes estamos tão confortáveis que não vemos que precisamos nos dar mais, nos esforçar mais, nos dedicar mais; largar o conforto. Onde está a coragem para perdoar aqueles que nos feriram? É mais confortável não perdoar. Existe disposição de amar as pessoas? O conforto não nos deixa. Como seria se eu e você déssemos mais gentileza às pessoas que estão ao nosso redor? Quem sabe um pouco mais de paciência com o irmão; tente misturar isso com um toque de cortesia e generosidade. Agora coloque tudo na panela da humildade e sirva a todos no prato da honestidade. Que tal largarmos nosso conforto para mudarmos de atitudes?

Precisamos repensar o cristianismo que temos vivido. Se realmente é o verdadeiro evangelho.

Se bem que é mais cômodo apenas levantar as mãos em um culto de domingo, ou cantar as músicas que todos cantam juntos. Ficar só ouvido falarem de Deus, enquanto eu mesmo deveria falar a outras pessoas. O problema é... Meu conforto.
Retomo: O que você daria por que diz amar? Renunciaria o conforto?

Assistam


Por Júnio Almeida

Um comentário:

  1. O amor vai além de palavras, mas hoje as pessoas não querem se esforçar para demostrar esse amor (se é que existe). Não querem lutar para conquistar o respeito e a confiança. Vivem simplesmente por viver, esperando que o tempo passe depressa. A superficialidade que marca a vida das pessoas hoje em dia, não é o que Deus planejou para nós...

    ResponderExcluir