Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

1º Crônicas - a importância da árvore genealógica

Série: Apresentação dos livros da bíblia

À grande sombra de um antigo carvalho, a mãe observa sua criança descobrir plantas, folhas e flores. Perto dali, sua mãe, tia e tio espalham o pano xadrez sobre as mesas do parque e arrumam tigelas e travessas de frango frito, salada de batata, feijão cozido e receitas variadas da família. O som do avô e do pai jogando ferraduras contra as estacas penetra regularmente o ar e se mistura às manifestações de alegria, aos risos e gritos de adolescentes brincando. Uma reunião familiar - uma tarde ensolarada onde quatro gerações se encontram, uma mistura de crianças pais e primos de segundo e terceiro grau.

As reuniões familiares são importantes. São momentos para contato e aproximação com outros ramos da árvore genealógica, traçando a história pessoal de alguém através do tempo e da cultura, observando lembranças físicas (olhos, nariz), recordando tradições calorosas. Conhecer a linha genética e de parentesco dá uma sensação de identidade, herança e destino.

Neste mesmo elevado propósito, o escritor de Crônicas começa sua obra unificadora com uma extensa genealogia. Ele localiza as raízes da nação em uma reunião literária familiar a partir de Adão, recontando sua linhagem real e o amoroso plano de um Deus pessoal. Ao lermos o livro de Crônicas, vislumbramos Deus operando através de seu povo ao longo de muitas gerações. Se você for crente, estas pessoas também são seus antepassados. Quando você se aproximar desta Parte da Palavra de Deus, leia seus nomes com temor e respeito, e ganhe uma nova segurança e identidade em seu relacionamento com Deus.

O livro anterior, 2º Reis, termina com Israel e Judá no cativeiro, sem dúvida um período sombrio para o povo de Deus. Então segue-se Crônicas (1º e 2º Crônicas eram originalmente um único livro). Escrito depois do cativeiro, o livro resume a história de Israel e enfatiza a herança espiritual de povo judeu em uma tentativa de unificar a nação. O escritor é seletivo ao contar sua história. Em vez de escrever uma obra exaustiva, ele tece a narrativa cuidadosamente, destacando lições espirituais e verdades morais. Em Crônicas, o Reino do Norte  é virtualmente ignorado, os triunfos de Davi - e não seus pecados - são recordados e o Templo recebe grande proeminência como o centro da vida nacional.

O primeiro livro de Crônicas começa com Adão e, por nove capítulos, o escritor nos fornece um "Quem é Quem" na história de Israel, enfatizando especialmente a linhagem real de Davi. O restante do livro conta a história de Davi - o grande homem de Deus, rei de Israel - que serviu a Deus e traçou os planos para a construção do Templo e a adoração naquele lugar.

1º Crônicas é um suplemento de valor inestimável para 2º Samuel e uma forte lembrança da necessidade de identificarmos nossas raízes, e assim descobrirmos nosso fundamento espiritual. Ao ler 1º Crônicas, procure sua própria herança espiritual, agradeça a Deus por seus antepassados espirituais e se comprometa novamente a deixar o legado da verdade de Deus para a próxima geração. 

Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, com adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário