Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

2º Samuel - Davi, um exemplo a se espelhar.

Série: Apresentação dos livros da bíblia

Quando as crianças brincam, vestem-se tal qual mamãe e papai, depois de prestarem muita atenção ao seu modo de trajar e de caminhar. Modelos... Todos nós os temos... Pessoas às quais imitamos, pessoas que representam nossos ideais. Talvez, inconscientemente, imitemos seus atos e adotemos suas idéias. 

É provável que nenhum dos modelos de bom comportamento mencionados na Bíblia tenha se destacados mais do que o rei Davi. Ao nascer em uma época entre Abraão e Jesus, tornou-se o líder de Deus para todas as tribos de Israel, e o ancestral do Messias. Davi foi um homem segundo o coração de Deus (1º Sm 13.14). Quais eram as qualidades pessoais de Davi que agradarvam a Deus?

À medida que lemos o livro de 2º Samuel, que nos conta a históra de Davi, ficamos entusiasmados quando o vemos ser coroado rei de Judá, e mais tarde monarca de todas as tribos de Israel (cap. 5.1-5); quando louva a Deus ao conduzir a Arca da Aliança de vota ao Tabernáculo (6.1-23) e exulta ao liderar seus exércitos à vitória sobre todos os inimigos, a fim de concluir a conquista da Terra Prometida, iniciada por Josué (8-10). Davi foi um hoemem de muitas conquistas.

Porém Davi era um ser humano, e sobrevieram-lhe períodos sombrios em que tropeçou e caiu em pecado. Não é fácil ler a história de sua luxúria, adultério e assassinato (11-13) e esta revela que mesmo os grandes homens, que se esforçam para seguir e obedecer a Deus, são suscetíveis às tentações e ao pecado. 

A santidade não nos dá a segurança de uma vida fácil, que pode ser vivida de um modo descuidado. Ele tinha problemas em sua família - seu próprio filho incitava a nação para que se rebelasse contra o pai e chegou a se coroar rei (14 - 18). A grandeza pode causar orgulho, como vemos no ato pecaminoso de Davi ao instituir um censo a fim de de se gloriar pelo poder de sua nação (24-25). Mas a história desse herói caído não termina em tragédia. Através do arrependimento, sua paz e comunhão com Deus foram restauradas, embora tenha sofrido as consequências dos pecados que cometeu (12-20). Estas consequências permaneceram com ele durante toda a sua vida como um lembrete de seus atos pecaminosos e da necessidade que tinha de Deus. 

Devemos procurar, durante a leitura do livro de 2º Samuel, as características de santidade na vida de Davi - sua fidelidade, paciência, coragem, generosidade, comprometimento e sinceridade - assim como outras características que honram a Deus. A partir de seus pecados e de seu arrependimento, podemos aprender lições extremamente valiosas. Assim como Davi, você também pode se tornar uma pessoa "segundo o coração de Deus.

Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, com adaptações.

Um comentário:

  1. legal, eu sou cristao e se espelho no meu tio tambem cristao
    DEUS TE ABENÇAOE

    ResponderExcluir