Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Uma manhã com Jesus - três ensinamentos de uma vez

POR JÚNIO ALMEIDA

"CEDO DE MANHÃ, ao voltar para a cidade, teve fome; e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira! Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis." (Mt 21.18-22)

Nesta passagem podemos perceber que Jesus não perdia oportunidades; no dito popular seria: "matou três coelhos com uma paulada só!". Ainda no começo da manhã Jesus dá-nos um ensinamento por meio da figueira; fala-nos sobre a nossa fé; e, por último, sobre como pedirmos ao Senhor.

Jesus com fome, de longe, olha para aquela bela árvore - a figueira, cheia de folhas; mas ao aproximar-se, cadê os frutos? Com certeza se eu estivesse no lugar de Cristo, ou seja, olhando a árvore bonita e sem frutos, e eu com fome, ficaria com raiva. Mas daí não posso concluir que o Senhor tenha amaldiçoado a figueira apenas por achar que ele tenha tido o mesmo sentimento que eu. Então, por que Jesus a amaldiçoou? 

Bom, esse não foi um ato impensado de indignação, mas uma representação, uma parábola. Jesus estava demonstrando sua ira diante de uma religião vã. Assim como a figueira causava boa impressão à distância, mas se mostrava infrutífera quando examinada de perto, também o Templo parecia imponente à primeira vista, mas seus sacrifícios e outras atividades eram vistas vazias, porque não visavam adorar a Deus sinceramente. Aqueles que apenas ostentam sua fé sem colocá-la em prática são semelhantes à figueira que secou e morreu por não produzir frutos. Ter uma fé genuína significa produzir frutos para o reino de Deus.

Em seguida, Jesus aproveita para falar sobre a fé. Muitos podem ter se surpreendido com a declaração feita por Jesus de que podemos mover montanhas se tivermos fé e não duvidarmos. Jesus, com certeza, não estava sugerindo que seus seguidores usassem as orações como mágica para  realizar atos excêntricos equivalentes a mover os montes do lugar. Antes, alertava veementemente seus discípulos a respeito da falta de fé. Que espécie de montanha está à sua frente? Já conversou com Deus a esse respeito? Quão sólida está a sua fé?

Por último, Cristo discursa sobre nossas orações. Elas devem ser com fé! Mas isso não é necessariamente uma garantia de que podemos obter qualquer coisa se, simplesmente, pedirmos a Jesus e crermos. Deus não concede favores que possam ferir alguém ou que violariam a vontade e a natureza divina. A afirmação de Jesus não é um cheque em branco. Para serem concedidos, nossos pedidos devem estar em harmonia com os princípios do Reino de Deus. Quanto maior for a nossa fé e quanto mais nossas súplicas estiverem de acordo com a vontade de Deus, mais Ele ficará feliz em atendê-las.

Portanto, não importa quão grande seja a montanha (o seu problema), tenha fé e ore com convicção! E lembre-se: não seja apenas cheio de folhas, produza frutos - "frutos dignos de arrependimento".  

Fique com Deus!

Fonte: Fragmentos da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário