Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

domingo, 3 de outubro de 2010

2º Reis - Nadando contra a corrente


Série: Apresentação dos livros da bíblia
De maneira explosiva, enquanto se debate contra suas margens, o rio rapidamente corre em direção ao mar. A corrente arranca, puxa e revira folhas e troncos, levando-os ao longo da correnteza. Aqui e ali um esportista aparece em um caiaque ou em uma canoa seguindo o fluxo. A gravidade puxa a água e o rio puxa todo o estante... Para baixo. De repente, um pedaço de projétil prateado quebra a superfície e segue rio acima, e então outro. Indiferente ao obstáculo do redemoinho, um salmão brilhante nada contra a correnteza. Eles devem ir acima, e nada os impedirá de alcançar o seu destino. 

A corrente do rio da sociedade está fluindo rápida e violentamente, puxando para baixo tudo aquilo que estiver em seu caminho. Poderia ser fácil deixar-se levar pela correnteza. Mas Deus nos chama para nadar contra o fluxo. Não será fácil, e poderemos estar sozinhos, mas será a atitude correta. 

No livro de 2º Reis lemos sobre governadores maus, o predomínio da idolatria e um povo complacente - sendo arrastado para baixo. Apesar da pressão para conformar-se, voltar-se contra o Senhor e servir somente a si mesmo, uma minoria de pessoas escolhidas move-se na direção oposta, em direção a Deus. Os profetas de Betel e outros, assim como dois reis íntegros, anunciaram a Palavra de Deus e posicionaram-se a favor do Senhor. À medida que você ler 2º Reis, observe estes corajosos homens. Observe a energia e a força de Elias e Eliseu, o comprometimento de Ezequias e Josias, e decida ser um daqueles que nadam contra a correnteza!

O livro de 2º Reis registra o prosseguimento da história de Israel a meio caminho entre a morte de Davi e a da nação. Israel fora dividida (1º Reis12), e os dois reinos começaram a envolver-se em idolatria e corrupção em direção ao colapso e ao cativeiro. Este livro relata as sórdidas histórias dos 12 reis do Reino do Norte (chamado Israel) e dos 16 reis do Reino do Sul (chamado Judá). Durante 130 anos Israel sofreu uma sucessão de governantes ímpios até ser conquistada por Salmaneser, da Assíria, e ter seu povo levado cativo em 722 a.C.  (17.6). De todos os reis do Norte e do Sul, somente dois - Ezequias e Josias foram chamados de bons. Por causa da sua obediência a Deus dos avivamentos espirituais durante seus reinados, Judá permaneceu por mais 136 anos até sua queda em 586 a.C.

Durante todo este período de trevas, a Bíblia menciona 30 profetas que proclamaram a mensagem de Deus à nação e aos seus líderes. Os mais notáveis dentre este povo que não temia a Deus são Elias e Eliseu. Ao se aproximar o final do ministério terreno de Elias, Eliseu pediu para se tornar seu legítimo sucessor  (2.9). Logo depois, Elias foi levado ao céu em um redemoinho (2.11) e Eliseu tornou-se o porta-voz de Deus para o Reino do Norte. A vida de Eliseu foi repleta de sinais, proclamações, advertências e milagre. Quatro dos mais memoráveis são a multiplicação do azeite (4.1-7), e a ressurreição do filho da sunamita (4.8-37), a cura da lepra de Naamã (5.1-27) e o machado que flutuou (6.1-7).

Mesmo em meio a situações terríveis, Deus terá a  sua minoria fiel, o seu remanescente (19.31). Ele anseia por homens e mulheres corajosos que proclamem a sua verdade.


Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, com adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário