Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Breve história do Pastor Jucá


Por Zé Luís

Jucá não era má pessoa.

Atendendo ao chamado, fez seminário como deveria, e logo seu púlpito era um dos mais concorridos, já que ali se pregava de forma raramente genuína. Os outros pastores, apegados a métodos e formas não entendiam como o colega de ministério consegui arrebanhar tantas ovelhas com sua forma tão singela de pregar. Também admiravam-se da sua capacidade de lembrar, não só dos nomes, mas de detalhes da vida das pessoas nas quais pastoreava, suas amadas ovelhas.

Não demorou muito para a liderança de sua denominação, respeitada, invejada e constantemente clonada, convocar o então Pastor Jucá a estar a frente de outros trabalhos, em nome do crescimento da Obra do Senhor: pregava em congressos, conquistando a platéia com sua oratória simples, mas cativante.

Ele falava como qualquer outro, mas os que ouviam entendiam, e repassavam aquela informação, fazendo, as vezes, até os trejeitos e cacoetes: método razoavelmente eficaz.

As ovelhas se multiplicavam em seu aprisco e com o tremendo sucesso do Jucá, fez-se necessário se rodear de assessores melhores (na verdade, ele nunca os teve) e traçar melhores formas de administrar aquela torrente de neófitos em sua congregação.

A denominação trazia seu nome como ícone, e o ícone se atrelava à denominação, num processo que se alimentava mutuamente.

Em pouco tempo tornou-se celebridade no meio: Cds, vídeos, fitas e livros – alguns tão mal escritos quanto esse texto, mas muito bem editorados e “marqueteados”– eram vendidos nas livrarias próprias, ditas evangélicas, consumidos se fossem uma espécie de amuleto, ou leitura obrigatória (embora seus consumidores nunca os lessem).

Um dia, chegaram aos assessores, homens interessados em outra coisa que não fosse a Palavra. Procuravam, de forma quase discreta e nada inocente, utilizar da influência daquele homem, até então, de Deus, para que seus ouvintes, ovelhas que agora mal conhecia (o maldito ativismo imposto era a causa), fossem influenciadas para o propósito que eles tinham.

Eles nada tinha com o Reino, ou mesmo se converteriam a Jesus. Abertamente ofereciam benefícios ao pastor Jucá, que não gostou da conversa. Dispensou o grupo, e continuou seu ministério, sofrendo as dores e as ingratidões.

Foi aí que percebeu: quando se enfurecia ou indignava com injustiças e ingratidões que o Ministério tem, lembrava da oportunidade na qual abrira mão. Pesava, cada vez mais, a comparação entre o que tinha e o que havia recusado.

Foi questão de tempo para que ele cedesse à aquela proposta. Restava então analisar qual das propostas mais se aproximava de suas opiniões pessoais, e quando então viesse, abraçaria-as como se as tivesse aceitas nos dias de seu seminário, quando abraçou a fé a qualquer custo.

Poucos anos depois, Pastor Jucá nada tinha com aquele rapaz do seminário, a brecha aberta trouxe uma legião de outras condições, devidamente barganhadas. Sua retórica já não era mais o mesmo, sua pregação era tão inócua quanto a dos outros pastores, que agora pareciam satisfeitos com a igualdade do colega.

Perto do fim, que não sabia que estava tão próximo, sozinho em sua sala onde assistia TV, chorou. Sua vida havia sido apenas uma vida, apesar do sucesso em certa época, e sentiu muita vontade de ter sido apenas um pastor de ovelhas, sem nome nem brilho. Lembrava da época que tomava café na casa de uma ovelha, que era também seu amigo, a ponto de compartilhar seus pecados e fracassos. Lembrou das orações que fazia por seus inimigos, sem a necessidade de que elas fossem públicas, ou qualquer outra demonstração de piedade a ser reconhecida ou admirada

Ligaria para aquele irmão, se lembrasse o telefone, ou mesmo soubesse para que igreja havia debandado, ou iria na casa da irmãzinha cerrar um pedaço de bolo, se o Senhor não tivesse recolhido, embora ele não pode estar em seu velório: um congresso importantíssimo era inadiável.

De repente, toda sua vida e sua história de sucesso perderam o sentido e ele lembrou daquele amor que o fez abraçar o Evangelho, não com poucas lágrimas, e pensou em um recomeço, no desperdício que foi toda aquela ilusão dos holofotes, e na gratidão de ter vida para se arrepender de tudo que deixara de fazer.

Aquela tarde, chorou copiosamente aquela tarde.

Sua filha, que passou a morar com ele depois que se divórciou de um obreiro de outra denominação, o encontrou como que dormindo em seu sofá, a TV ainda ligada, onde novelas passavam. Ligou para a ambulância, que nem tentou reanimá-lo.

No domingo, estranhos na igreja em que foi pastor lembravam vagamente do Pastor Jucá, enquanto era velado no salão lateral, entre cochichos e uma eventuais piadas, que alguém sempre insiste em contar nestas ocasiões.

Resumir vidas assim é triste, mas muitas, entre elas, preciosidades do Reino, se perdem por bem menos que isso.

E seu ministério? Como vai?

2 comentários:

  1. Muito boa reflexão. Realmente muitos esquecem que chamado de Deus não é um concurso de popularidade, mas é abraçar a causa do reino, com ganhos ou perdas, não importa, o importante é abraçar a fé em cristo e fazer a obra de Deus. Paz!

    ResponderExcluir
  2. Paz querido, muito bom texto, estou retribuindo a sua visita no meu blog, obrigado pelas palavras que la deixaste, e um prazer te-lo com seguidor, você será sempre bem vindo por la. Que Deus possa te abençoar e conceder grandes vitórias na sua vida. um abraço

    Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos; Mateus 22:14

    Chamados pra serem salvos.
    Escolhidos pra santificação.

    Diego Batista
    http://conversandocomiave.blogspot.com/
    https://twitter.com/DiegoBatista25

    ResponderExcluir