Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

2º Crônicas - Restaurando a adoração ao Senhor

Série: Apresentação dos livros da bíblia 
O "slide" faz um clique, e nossos olhos focalizam a imagem projetada na tela da sala escura. "Esse ídolo", explica o missionário, "é feito de pedra e é adorado diariamente. Os nativos acreditam que com isso terão a garantia de excelentes colheitas e de filhos saudáveis". Sorrimos, admirados com tanta superstição: "como pode alguém adorar um objeto? Ídolos só servem para os ingênuos e os supersticiosos!" Mas após a apresentação, alguns voltam para casa sem saber que também cultuam seus ídolos - a riqueza, o prestígio e o sucesso. Não lembram de Deus em seu coração se constitui num ídolo, a despeito do que seus lábios professem. 

A experiência de muitos cristão é semelhante à de Israel. Esta nação foi escolhida por Deus para representá-lo na Terra. Porém, muitas vezes se esqueceu de seu chamado para servi-lo, e, cegamente, prostrou-se perante ídolos, como faziam as nações vizinhas. Então, Deus constituiu profetas e sacerdotes, enviou castigos, a fim de trazer seu povo para perto dele de novo.

Em 2º Crônicas é relatada a história dos reis corruptos e idólatras de Judá. Às vezes, surgia um rei justo e, durante algum tempo, havia um avivamento da fé, porém logo o povo cedia à idolatria, entrava em um processo de decadências espiritual, e a nação se via destruída e cativa .

O autor de Crônicas escreveu esse livro com a finalidade de levar o povo novamente a adorar o verdadeiro Deus Ao lembrar o passado, os israelitas veriam que apenas pela obediência a Deus poderiam prosperar.

À medida que lemos essa narrativa, somos capazes de ver resumidamente a história de Judá (a de Israel, o Reino do Norte, foi omitida) e constatar as trágicas consequências da idolatria. Devemos aprender com as lições do passado e estar determinados a livrar-nos de todos os ídolos de nossa vida para adorarmos exclusivamente a Deus.

O segundo livro de Crônicas é uma continuação do primeiro. Nele é mencionada a coroação de Salomão como rei de Israel e a construção do magnífico templo em Jerusalém, conforme a vontade de Davi (2 Cr 2-5). De acordo com a narrativa, Salomão teve um reinado pacífico e próspero; governou por quarenta anos e foi mundialmente conhecido. Após a sua morte seu filho Roboão assumiu o trono, mas a imaturidade dele causou a divisão do reino. 

A partir de então, em Judá, houve poucos reis bons; a maioria foi ímpia. O cronista registrou, fielmente, as realizações e os insucessos de cada rei, atrelando o sucesso ou o fracasso ao fato de o rei obedecer ou não a Deus. Os bons governantes obedeceram às leis divinas, destruíram os centros de idolatria e não fizeram alianças com as nações ímpias. Entre bons reis de Judá estão: Asa, Josafá, Uzias (Azarias), Ezequias e Josias. Acaz e Manassés provavelmente foram os piores; levaram nação a uma decadência espiritual e moral tão grande que, por fim, ela foi conquistada e levada em cativeiro para a Babilônia, e o Templo foi destruído.

Ao relatar a trajetória decadente da nação, o propósito do cronista foi reunificá-la após o exílio. Para isso, convocou-a a retornar à adoração a Deus. O escritor relembrou o passado de Israel e fez ecoar a mensagem de salvação no coração de Deus: "E se o meu  povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra" (2 Cr 7.14).

Ao ler 2º Crônicas, procure ouvir a voz de Deus e obedecê-la; você receberá o seu toque que redime e cura!


Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, com adaptações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário