Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

sábado, 23 de outubro de 2010

Esdras - um líder exemplar, mas pouco conhecido


Relacione os grandes homens e mulheres de seu tempo. Celebridades, incluindo políticos, heróis de guerra, figuras do esporte, e talvez seus pais e amigos especiais venham à sua mente. Você se lembra deles por causa de certos atos ou qualidades de caráter. Agora, enumere alguns heróis bíblicos - figuras esboçadas em sua mente por inúmeros sermões e aulas de escola dominical. Esta lista, sem dúvida, inclui muitos que serviram a Deus fiel e corajosamente. A sua lista inclui Esdras? Longe de ser um dos mais conhecidos, este homem de Deus, geralmente mencionado de forma discreta, merece ser incluído em qualquer discussão que trate da grandeza daqueles que servem ao Todo-Poderoso. 


Esdras foi um sacerdote, um escriba, e um grande líder. Seu nome significa "ajuda", e toda a sua vida foi dedicada a servir a Deus e ao seu povo. A tradição diz que Esdras escreveu a maior parte de 1º e 2º Crônicas, Esdras, Neemias, o Salmo 119 e que liderou o conselho de 120 homens que fixou o cânon do Antigo Testamento. A narrativa do livro de Esdras está centrada em Deus e em sua promessa de que os judeus retornariam à sua terra, como profetizado por Jeremias. Esta mensagem representava o ponto central da vida de Esdras. A segunda metade do livro fornece um vislumbre muito pessoal desse personagem. Seu conhecimento das Escrituras e sua sabedoria dada por Deus eram tão óbvias ao rei que este designou Esdras para liderar o segundo retorno de judeus a Jerusalém, para ensinar ao povo a Palavra do Senhor, e para administrar a vida nacional. 


Esdras não apenas conhecia as Escrituras Sagradas; ele cria nelas e as obedecia. Ao tomar conhecimento dos pecados dos israelitas, como casamentos com estrangeiros e idolatria, Esdras se prostrou humildemente diante de Deus e orou pela nação. A desobediência do povo tocou-o profundamente. Sua resposta a essa situação ajudou a conduzir o povo de volta a Deus.


O segundo livro de Cônicas termina com Ciro, rei da Pérsia, convocando voluntários para retornar a Jerusalém, a fim de construir uma casa para Deus. Esdras continua seu relato mencionando as duas caravanas de exilados judeus que retornaram a Jerusalém. Jorobabel, o líder da primeira viagem, conduziu 42.360 exilados de volta para casa. Após chegarem, começaram a construir o altar e as fundações do Templo. No entanto, surgiu uma oposição da parte dos habitantes locais, e uma campanha de acusações e boatos interrompeu temporariamente o projeto. Nessa época, os profetas Ageu e Zacarias encorajaram o povo. Finalmente, Dario decretou que o trabalho deveria prosseguir sem qualquer empecilho. 


Após um intervalo de 58 anos, Esdras liderou o retorno de um grupo de exilados judeus da Pérsia. Munido de decretos e da autoridade de Artaxerxes I, a tarefa de Esdras era administrar os assuntos daquela terra. Ao chegar, tomou conhecimento dos casamentos entre os judeus e seus vizinhos pagãos. Ele chorou e orou pela nação. O exemplo de confissão humilde de Esdras levou a um reavivamento nacional. Esdras um homem de Deus e um verdadeiro herói, foi um exemplo para Israel, e é também um exemplo perfeito para nós. 


Leia o livro de de Esdras e lembre-se de Esdras, o homem - um humilde  e obediente ajudante. Comprometa-se a servir a Deus como ele fez, com toda a sua vida.


Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, com adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário