Bem vindo!

BEM VINDO!

Ex officio é uma expressão latina que significa "por dever do cargo, por obrigação"; muito utilizada no contexto jurídico para se referir ao ato que se realiza sem provocação das partes. Para o contexto do cristianismo, um "cristão ex officio" é aquele que não espera ser provocado ou "incentivado" para ter uma atitude padronizada em Cristo; as atitudes fluem como instinto. Sinta-se livre neste ambiente para opinar, concordar, discordar, sugerir... Desde que de forma respeitosa.

sábado, 2 de outubro de 2010

1º Reis - Consequências de não dar ouvidos aos conselhos



Série: Apresentação dos livros da bíblia

"Não me importo com o que alguém possa dizer; farei isto." - Ele fala para sua mãe enquanto esbraveja ao sair de casa.

Esta é uma cena conhecida em nossa sociedade. As palavras mudam, mas a mensagem essencial é a mesma: uma pessoa não está aberta a conselhos porque sua mente está fechada. Pode-se buscar um conselho, mas este só será observado se reforçar uma decisão já tomada ou se for o caminho mais fácil a ser seguido. Faz parte de nossa natureza fazer as coisas da nossa maneira.

Uma abordagem muito mais sábia é buscar, ouvir e observar a palavra de bons conselheiros. Salomão, o homem mais sábio do mundo, fez esta exortação em Provérbios. É irônico que seu filho e sucessor, Roboão, tenha dado ouvidos a um conselho tolo, com resultados devastadores. Na posse dele como rei, o povo pediu que fosse um governante bondoso e generoso. Os anciãos o aconselharam a servir à nação e a dar-lhe uma resposta favorável, quando disseram: "Se hoje te tornares servo deste povo e o servires, e, atentando, falares boas palavras, eles se farão teus servos para sempre" (12.7). Mas Roboão concordou com as palavras cruéis de seus companheiros que o aconselharam a ser severo. Como resultado, o reino dividiu-se. Aprendemos com o erro dele. Comprometamo-nos a buscar e a seguir os conselhos sábios.

Os principais acontecimentos de 1º Reis são a morte de Davi, o reinado de Salomão, a divisão do reino e o ministério de Elias. Quando Salomão ascendeu ao trono, Davi o exortou a obedecer  às leis de Deus e a seguir todos os seus caminhos (2.3). Ele fez isso. E quando lhe foi dada por Deus a oportunidade de pedir o que quisesse, humildemente escolheu com grande sucesso, inclusive com a construção do Templo - sua maior realização. Infelizmente, teve muitas esposas e concubinas pagãs que desviaram seu coração do Senhor e o levaram a adorar falsos deuses. 

Roboão sucedeu Salomão e teve a oportunidade de ser um rei sábio, compassivo e justo. Porém, em vez disso, aceitou os pobres conselhos de seus jovens amigos e tentou governar com mão de ferro. Mas o povo rebelou-se e o reino apenas foi dividido em dez tribos ao norte (Israel), governado por Jeroboão; restou apenas Judá e Benjamin para Roboão. Ambos os reinos teceram seu caminho ao longo dos seus reinados de governantes corruptos e idólatras, apesar da clara advertência dos profetas que chamaram a nação de volta a Deus.

Elias é seguramente um dos maiores profetas e os cap. 17-22 são caracterizados por seu conflito com os perversos Acabe e Jezabel em Israel. Em uma das confrontações mais dramáticas da história, Elias derrotou os profetas de Baal no monte Carmelo. Apesar de uma incrível oposição resistiu por Deus e provou que um com Deus é maioria. Se o Senhor está conosco, quem será contra nós.

Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, com adaptações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário